Informação sobre a consulta e cirurgias:

Durante o primeiro o encontro o objetivo primordial é realizar uma avaliação detalhada do estado funcional e anatômico dos olhos do seu animal de estimação. Na consulta serão realizados os seguintes exames

  • Exame visual

  • Teste pupilar com cores 

  • Medir a pressão (tonometria)

  • Exame da retina e nervo óptico (fundo)

  • Teste com colírios 

  • Fotografia ampliada de alta resolução

  • Avaliação da lágrima (Schirmer, BUT)

Em casos de procedimentos cirúrgicos se darão as recomendações gerais e específicas . Alguns procedimentos de baixa e média complexidade poderão serão realizados no dia desde que o animal já tenha exames pré-operatórios (hemograma, ALT, creatinina, proteínas totais). 

Casos de cirurgias de catarata são agendados, pois necessitam cuidados pré-operatórios específicos que inviabilizam a realização da cirurgia no mesmo dia da consulta. No caso de cirurgia de catarata os retornos ao consultório são semanais no primeiro mês, passando para quinzenais conforme a evolução do caso.

Seu pet vai fazer a cirurgia de catarata? Clique aqui

Informações sobre a cirurgia de catarata do meu animal de estimação:

Pergunta: Qual jejum necessário para cirurgia de catarata? Resposta: Se a cirurgia for a tarde, forneça uma última refeição leve bem no início da manhã, após tire qualquer alimento, petisco e até mesmo a água até o horário da operação. Se a cirurgia for pela manhã, ofereça a última refeição na noite anterior após retire água e alimentos.

 

Pergunta: Quais exames oculares são necessários antes da cirurgia de catarata? Resposta: Para realização da cirurgia é necessária a consulta onde serão feitos exames básicos/avançados, e, se necessários, serão solicitados outros exames complementares do olho como a ultrassonografia e eletrorretinografia.

 

Pergunta: São necessários exames de sangue pré-operatórios? Resposta: Sim, os exames de sangue são obrigatórios e necessários, devem ser feitos com dias ou semanas de antecedência, podendo ser coletado no dia, mas nesta última opção pode levar ao atraso da cirurgia.

 

Pergunta: Quais cuidados eu devo ter antes da cirurgia de catarata do meu pet e qual horário devo chegar à clínica. Resposta: Instile os colírios conforme a recomendação, normalmente se inicia 3 dias antes da cirurgia. Procure chegar no horário agendando. Para clientes de outras cidades recomendamos chegar com antecedência.

 

Pergunta: Onde encontro os colírios do pré-operatório e posso substitui-los caso não encontre? Resposta: Os colírios são encontrados em farmácia, não aceite modificações na prescrição sem antes nos consultar.

 

Pergunta: Quais cuidados devo ter no pós-operatório? Resposta: Realizar a aplicação dos colírios conforme a receita, manter o seu pet com o colar elizabetano (cone de proteção), alimentar ele somente quando ele estiver bem acordado e consciente, normalmente após 4 a 6 horas da cirurgia. Inicie com refeições leves.

 

“Qualquer dúvida nos procure, estamos à disposição”