01

como deve ser feita a limpeza dos olhos do meu animal?

Umedeça uma gaze com soro fisiológico ou água filtrada e delicadamente passe sobre as pálpebras, ao redor dos olhos, removendo as secreções que possam ter ficadas grudadas. Lembrando que um pouquinho de secreção pela manhã pode ser normal no canto do olho. Entretanto quando há muita secreção, que necessite limpar com frequência pode haver alguma doença ocular envolvida. Se o seu animal está tentando coçar ou esfregar providencie um colar elizabetano ou uma viseira para evitar que ele se auto-traumatize. Neste caso mantenha a limpeza frequente e procure um oftalmologista veterinário. 

02

Como saber se meu animal está perdendo a visão?

Os animais podem perder a visão sem que os seus donos ou tutores percebam. Além disso, eles tem uma enorme capacidade de adaptação, podendo mesmo cegos, desviaram de objetos em casa. Um teste simples é por um obstáculo e chamar o animal, se ele esbarrar pode ser um indício da cegueira. Outro teste é aproximar a mão no rosto do animal sem tocar nos pelos, se ele fechar rapidamente ele provavelmente está enxergando. É difícil precisar porcentagens e graus de visão em animais. Só através de exames apurados temos esta noção. 

03

cães podem ter miopia ou hipermetropia?

Sim! os cães podem ter miopia, hipermetropia e astigmantismo. Cães mais idosos podem apresentar esclerose nuclear, que é o endurecimento da lente, principalmente no centro, levando a miopia. A avaliação da miopia é realizada por retinoscopia ou autorefratometria computadoriza. 

CLINICA VETERINÁRIA SOS

Rua Presidente Roosevelt, 19

Copacabana - Lages/SC

https://goo.gl/maps/Eg2k3BgMqHw

  • Instagram ícone social
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
whatss.png