IMG_6103.jpg

Como funciona a cirurgia de catarata nos animais?
A cirurgia é realizada da mesma forma que nos seres humanos, através de uma pequena incisão na córnea (média de 2,75mm). Por este pequeno corte entramos com um equipamento chamado de FACO que vai "quebrando e sugando" a catarata. Para isto é necessário a administração de anestesia geral. Algumas situações podem exigir modificação da técnica, por exemplo, cataratas extremamente duras são removidas pela técnica extracapsular. Atualmente utilizamos a mais moderna tecnologia do mundo da empresa Johnson & Johnson (Facoemulsificador Sovereign).

Quais exames são necessários para cirurgia de catarata.
Exames de sangue pré-operatórios são obrigatórios inclusive com dosagem da glicose em jejum. Exames oculares de pressão, testes com colírios, dilatação da pupila e em alguns casos ultrassom ocular e eletrorretinografia. 

Qualquer animal com catarata pode ser operado?
Não, nem todos. Isto vai depender do estado geral de cada animal, idade avançada por exemplo 15 a 16 anos não é indicado o procedimento, mas é indicado consultas, exames e acompanhamento com o Oftalmologista Veterinário. 

Após a cirurgia quanto tempo leva para recuperar a visão?
Depende de cada caso, a tendência é que já nos primeiros dias após a cirurgia o paciente volte a enxergar, mas isto irá depender da recuperação de cada paciente e dos cuidados do tutor. 

Qual valor da cirurgia de catarata para animais?
O paciente deve passar pela consulta onde será minunciosamente examinado, serão feitos os exames no consultório e outros exames podem ser solicitados, depende de cada situação. Cada caso tem uma valor devido a complexidade, implante de lente intraocular.  Gostaria de um orçamento? Envie-nos uma mensagem!